A foz é linda!!

A foz é linda!!!!!!!!!!

Friday, September 03, 2010

Fim de dia

Final de dia, o sol está um bocadito sonolento e quase a esconder-se. Neste cenário de um romantismo moderno, fui dar uma volta pela obra e pensar sobre a possibilidade de viver sem este pó, sem este betão, sem este ritmo. Acho que sou dependente deste universo tão particular. Mas a dúvida às vezes faz um certo ruído em mim, ecoando durante dias e dias. Nesta incursão acabei por, uma vez mais, ter uma agradável surpresa, um homem, mais um entre muitos com quem me cruzo diariamente, sempre numa atitude distraída. Mas hoje parei um bocadinho e tivemos uma conversa interessante. Acho que estes 20 minutos deram sentido ao dia de hoje. Entre muitas outras coisas contou-me uma coisa que me fez pensar. Tantas e tantas vezes nos esquecemos que este pessoal é humano, com problemas reais, com ansiedades e com opinião sobre as coisas. Dizia-me ele o quanto aprecia a humildade dos Arquitectos e dos Engenheiros e como é raro encontrar essa qualidade.
No fundo disse-me algo que já sabia, aprendemos todos muito mais quando paramos para nos ouvir. Não devemos encher-nos de preconceitos bacocos ou de prepotência sob a capa de uma merda de um título, correndo o risco de não aprender e crescer nesse encontro interessante que podemos ter com os que nos rodeiam. Com isto não quero em momento nenhum dizer que vamos andar por aí aos abraços e esquecer o rigor das coisas, ter um elevado grau de exigência mas dosear as coisas é importante e não devemos menosprezar o crescimento que nos dá uma mente aberta ao acto de ouvir.

No comments: